Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Desconhecer da História de quem fez História...




Manifestações no Rio de Janeiro

No dia 20 de Junho de 2013 estive na manifestação junto aos partidos políticos (havia neles muitos conhecidos meus e professores da ESS/UFRJ) até que tive que sair pra encontrar umas amigas (também da faculdade) e depois não consegui voltar, eles avançaram muito e por conta de um número enorme de pessoas, não era possível alcançá-los mais.
Havia uma excessiva hostilidade da galera "super politizada" que a todo tempo ameaçava os militantes. 
Não fui de branco pois não é reveillon e não acredito nesse tipo de paz que a autocracia burguesas nos impõe, fui de preto e com um casaco vermelho amarrado na cintura para mostrar o meu irrestrito apoio aos partidos de esquerda, que sempre, vejam bem, sempre estiveram na luta. Isso não é oportunismo! Greve dos bombeiros, quem estava lá? Partidos de esquerda como: PCB, PSTU e PSOL, além do sindicato da categoria e o movimento estudantil. Greve dos professores, quem estava lá? Os mesmos partidos de esquerda, além dos sindicatos da categoria e o movimento estudantil. Ditadura Militar, quem estava lá? Sindicatos de diversas categorias, movimento estudantil, partidos políticos e movimentos sociais de esquerda que inclusive entraram na ilegalidade, cujos seus integrantes foram procurados, torturados, exilados, desaparecidos e mortos... Com as manifestações atuais, vem pra rua uma uma penca de pessoas que não conhecem a história do próprio país e nunca levantaram a bunda do sofá diante da tv e se sentem no direito de coagir e agredir os militantes que estão na luta desde sempre, isso é legítimo??? Isso é fascismo, repressão, ditadura burguesa! Para além disso, informo que os militantes não estavam na linha de frente ocupando todo um espaço a fim de mostrar que a manifestação é do partido deles, eles se colocaram na pista central da Presidente Vargas e se juntaram para deixar claro suas palavras de ordem, suas reivindicações e principalmente sua posição política. 
As mascarazinhas do Anonymous não me representa, mas nem por isso hostilizei quem as usava. A maioria das pessoas presentes na manifestação não entendem o que é democracia, muitos ali estavam só pra participar de um dos grandes eventos do ano!
Foi frustrante, só voltarei quando houver uma real liderança e que as reivindicações sejam discutidas em plenária e expostas de forma clara e que seja garantido o respeito a democracia. 
A divisão que aconteceu nessa passeata e nas outras é um retrato da fragmentação que a pós-modernidade nos proporciona, onde o esvaziamento político é o que predomina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário