Total de visualizações de página

sábado, 15 de junho de 2013

Um Diário de Campo...


Um Diário de Campo...


Rio de Janeiro, 14 de Junho de 2013.

            Hoje fiz minha primeira entrevista com o usuário. Ficamos na sala eu , minha supervisora e a acompanhante da usuária que estava internada no hospital. Comecei me apresentando e dizendo que iria fazer algumas perguntas e a acompanhante – que era uma moça de idade entre 18 a 20 anos – aceitou respondê-las. Assim que iniciei esqueci de informar a ela o porque da entrevista. Primeiro erro. Minha supervisora corrigiu-me e dei continuidade. Na sequencia vi que não tinha muita certeza de como fazer as perguntas. Aí começaram todas as dúvidas. Toda hora pedia auxilio a minha supervisora que com uma “paciência de Jó” ia me ajudando. Putz... Me senti uma ignorante... Algo que achei tão simples de fazer, agora me parecia um daqueles teoremas dos grandes matemáticos. Após os minutos que me pareceram horas, nos despedimos da moça e começamos a debater sobre o meu primeiro exercício prático. Minha supervisora me falou da importância de estar familiarizada com o instrumental que trabalhamos, da segurança que devo ter para efetivar esse trabalho e da importância de saber o objetivo das perguntas ali formuladas. Detalhe... tive uma aula há três dias atrás de técnicas interventivas sobre entrevista onde a professora havia falado exatamente isso. Só que na hora... nada! Fiquei um pouco frustrada com minha péssima atuação. Depois, fiquei pensando sobre a importância do estágio. Realmente a prática de nosso fazer profissional se faz necessária antes de nossa formação. Vejo que saio de aula absolutamente pronta para executar algo que não tenho a menor noção de minha reação diante da realidade. Tomei noção disso hoje. Apesar de ter ficado frustrada com essa minha primeira atuação, por outro lado adorei pensar que faço estágio e que terei tempo de me preparar para atuar como profissional. Logo, isso me leva a ter certeza sobre a importância do estágio, mas também fico pensando na dificuldade que é para conseguir alguma instituição que lhe ofereça ou aceite um pedido de vaga em estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário