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quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dinâmica de Grupo

No debate em sala de aula do dia 18 de junho, a Dinâmica de Grupo foi um dos pontos destacados, dentre outros tantos, pela professora como uma das técnicas de intervenção social. Em nossas pesquisas encontramos o trabalho “DINÂMICAS DE GRUPO: INSTRUMENTOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS.” das autoras Mª de Fátima Pereira Alberto; Daniele Cristine da S. Cirino; Bernadete de O. Nunes; Mª Helena S. de F. Lins; Ádria Melo Soares; Alessandra Patricia de A. Dantas; Ingrid Santos Alves; Nozângela M. R. Dantas; Renata de S. Alves; Mª da Luz Alberto da Universidade Federal da Paraíba – UFPB onde descrevem e analisam “uma metodologia participativa de construção coletiva de saberes (pesquisa), voltada para a capacitação de agentes sociais dos movimentos sociais e de instituições públicas de assistência e de defesa da criança e do adolescente. Esta metodologia foi desenvolvida no Curso de Formação para Agentes Sociais na área do Trabalho Infanto-Juvenil Urbano e Rural na Paraíba.” Para pontuarmos o tema da Dinâmica de Grupo dentro deste trabalho destacamos:
 
“AS TÉCNICAS
As dinâmicas ministradas no processo de formação de agentes sociais contaram com uma metodologia participativa composta das seguintes técnicas:
1. Dinâmica do Reconhecimento pelo Tato - com o objetivo de ressaltar a importância do reconhecimento das coisas pelos sentidos; procurava chamar a atenção dos agentes pesquisadores para abrir-se para a investigação da realidade que já conheciam, mas que apresentava novos dados antes não valorizados.
2. Dinâmica da Escolha do Candidato - com o objetivo de mostrar a importância das escolhas livres de quaisquer julgamentos e/ou preconceitos; salientando que não devemos julgar as pessoas pela aparência.
3. Dinâmica da Dança Circular - com o objetivo de realçar a valorização do trabalho em grupo; salientando a harmonização, solidariedade, paciência no trabalho com o outro; mostrar aos participantes que cada passo dado só estaria em harmonia se estivesse no mesmo ritmo que os outros.
4. Dinâmica Passa-Passa de Energia - com objetivo de desenvolver a atenção, ritmo e agilidade, formando uma corrente de energia entre os participantes; de alguma forma as instituições estariam ligadas entre si.
5. Dinâmica Espelho-Guia - com o objetivo de exercitar a confiança e solidariedade no grupo; experienciar entre os participantes a sensação de guiar e ser guiado pelo outro.
6. Dinâmica do Reconhecimento - com o objetivo de ressaltar a importância da infância para todas as pessoas, fazendo-as lembrar que coisas passadas nos impulsionam para realização dos objetivos comuns, referentes a crianças e adolescentes.
7. Dinâmica Música Fórum - com o objetivo de propiciar ao grupo uma reflexão sobre a realidade social, visto que a letra da música retrata alguns aspectos do nosso país.
 
Também fez parte da formação o uso de dinâmicas para a avaliação do processo de aprendizagem. Adotada pela equipe de coordenação do projeto, a avaliação foi processual, utilizando-se das técnicas participativas ocorridas no desenvolvimento dos trabalhos, tomando em consideração todos os atores envolvidos. Em momentos específicos durante o desenvolvimento das dinâmicas, ocorreram as avaliações dos participantes, fundamentadas nos seguintes aspectos:
1. Cumprimento das atividades estabelecidas de comum acordo;
2. Reflexão crítica contínua;
3. Desempenho da atividade;
4. Coletivização das tarefas de trabalho.”
 
 
Uma outra questão a respeito desse tema é que quando se fala em “dinâmica de grupo” as pessoas logo a remetem a recreação. Entretanto, o que se diz uma “brincadeira”, não é fato que realmente seja uma. Ao utilizar essa técnica devemos ter em mente e orientar os demais a importância desta e remeter a dinâmica de grupo à facilitação, sensibilização, proximidade. Ter controle e conhecimento da técnica para que não fuja do objetivo e realmente se torne uma “brincadeira” é um dos deveres do profissional que se utilizará desta.
 
Um exemplo de Dinâmica de Grupo de Família retirado do site da PUC-RS:
 
“A família que queremos
Dinâmica para conversar sobre a família desejada.
 
 
Partindo da música Pais e Filhos, conversar sobre a família que temos e a família que queremos, com objetivo de perceber as semelhanças e diferenças entre a família real e a desejada.
 
- Distribuir a cada participante uma folha de papel e lápis. Pedir que dobre a folha ao meio descrevendo, individualmente, de um lado “A família que tenho” e, do outro, “A família que gostaria de ter”.
 
- Formar subgrupos para discussão dos seguintes pontos: Que pontos em comum eu encontro entre a família que tenho e a que gostaria de ter? O que há de semelhante entre a família que tenho e as dos demais componentes do subgrupo? O que há de semelhante entre a família que eu e meus companheiros gostaríamos de ter? O que é possível fazer para aproximar a família real da família ideal? Que mensagem queremos deixar para nossos pais (ou filhos)?
 
- Retornar ao círculo para as conclusões. Cada grupo conclui com uma mensagem sobre o tema e todos cantam refrão da música inicial.”
 
Alguns links interessantes sobre Dinâmicas de Grupo:
Site “Dinâmica de Grupo Online”
Manual de Dinâmica de Grupo – Nelson Vitiello
Outros exemplos de Dinâmica de Grupo
 
 
Referências:

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