Total de visualizações de página

domingo, 2 de junho de 2013

Gráficos Trabalhados


Em aula, discutimos sobre gráficos. Apontamos as defasagens encontrada nos gráfico, a dificuldade de chegar a uma verdade dos dados ali exposto e a totalidade que, na maioria das vezes não representa de fato o que comporta.

Em acordo com nossa discussão, propusemos postar gráficos já trabalhados que pudéssemos ter como exemplo para dar continuidade ao nosso debate. Em função disto, colocamos aqui uma pesquisa sobre “A inserção do assistente social no mercado de trabalho em Manaus/AM”. Abaixo, segue alguns trecho do estudo da faculdade da PUC-Rio sobre o citado tema em que podemos avaliar alguns gráficos.

 
 Desde a época da criação da primeira escola de Serviço Social em Manaus/AM, na década de 1940, não temos percebido tantos assistentes sociais formados, em busca de inserção no mercado profissional de trabalho, como nos dias atuais.

Na pesquisa de campo, realizada no período de agosto a outubro do ano de 2010, com 27 (vinte e sete) egressos do curso de Serviço Social do Uninorte, podemos identificar o perfil dos assistentes sociais formados por esta IES. Os gráficos apresentados a seguir retratam o perfil destes egressos.

Gráfico 1 - Perfil do Egresso: Sexo

Fonte: Pesquisa de campo 2010.

 

No item faixa etária, de acordo com os resultados obtidos na pesquisa de campo com os egressos do Uninorte, em Manaus/AM, dos vinte e sete egressos, dois encontram-se na faixa etária entre os 18 a 23 anos e apenas quatro estão com idade acima de 43 anos. Os outros percentuais se dividem nas idades acima de 24 até os 43 anos de idade. O grupo de egressos recentemente formados é constituído por assistentes sociais em faixa etária situada entre jovens e adultos (24-38 anos), como podemos evidenciar nesta pesquisa, com os dados do Gráfico 2.

 

Gráfico 2 - Perfil do Egresso: Faixa Etária




No quesito estado civil temos a seguinte situação:

Gráfico 3 - Perfil do Egresso: Estado Civil


 

Inicio a análise me reportando a uma pesquisa realizada com egressos do Uninorte. Esta pesquisa foi realizada pela própria IES com os egressos de todos os cursos oferecidos pelo Uninorte, no ano de 200948.

Assim, temos os seguintes resultados quanto a situação profissional dos egressos do ano de 2008:

Gráfico 4 - Situação profissional dos egressos de 2008 do Curso de Serviço Social do Uninorte


 

Para a continuidade da investigação sobre a situação profissional dos egressos, novamente me reporto à pesquisa de campo, realizada no período de agosto a outubro de 2010, com os egressos que não participaram da pesquisa documental, onde busquei identificar os assistentes sociais egressos que estão atuando como profissionais de Serviço Social no mercado de trabalho em Manaus/AM. O resultado está representado no gráfico a seguir:

Gráfico 5 - Mercado de Trabalho – atualmente exerce atividade profissional em Serviço Social


 

Gráfico 6 - Mercado de Trabalho – Como percebe o motivo pelo qual Não exerce atividade profissional na área de formação


 

A relação do tempo entre a conclusão do curso e a inserção no mercado profissional de trabalho é outro item abordado nesta pesquisa e que está demonstrado no gráfico 7, a seguir:

Gráfico 7 - Mercado de Trabalho – Qual o tempo entre a conclusão do curso e a inserção no mercado profissional


 

Gráfico 8 - Mercado de Trabalho – Setor de atuação


Nenhum comentário:

Postar um comentário